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A programação em Python como veículo de capacitação digital de docentes turma C2

Apresentação

O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória aponta como imperativas competências associadas a raciocínio e resolução de problemas, ao desenvolvimento de processos de construção de produtos e de conhecimento, ao saber científico e tecnológico, bem como à criação de projetos e aplicações práticas desenvolvidos em ambientes físicos e digitais. Nessa linha de raciocínio, a utilização de linguagens de programação é já uma competência assumida nos programas de diversas disciplinas dos ensinos básico e secundário.Este curso, tirando partido da tecnologia TI-Nspire CX II, nomeadamente a programação em Python, pretende ser um contributo para o desenvolvimento de competências de programação nos professores que o frequentem, contribuindo igualmente para a capacitação digital de docentes.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.

Objetivos

Desenvolver competências básicas de algoritmia e programação em Python; Promover a utilização da tecnologia, nomeadamente a linguagem de programação Python, na resolução de problemas relacionados com as áreas da matemática e das ciências; Refletir sobre as vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia nas atividades de ensino-aprendizagem de matemática e ciências; Incentivar o trabalho colaborativo e a troca de experiências entre professores, contribuindo para a sua formação.

Conteúdos

Noções básicas de algoritmia;Apresentação dos principais comandos/ estruturas da linguagem de programação Python ;Exploração e criação de programas simples, em Python, com recurso à aplicação TI-Python da tecnologia TI-Nspire CX;Partilha de experiências tirando partido das funcionalidades da tecnologia, em aplicações práticas inerentes aos programas e aprendizagens essenciais de cada área disciplinar; Debate/Reflexão sobre cenários de aprendizagem promotores de aprendizagens científicas e do desenvolvimento de competências previstas no Perfil do Aluno, mediante a utilização dos conceitos e ferramentas abordados no curso.

Metodologias

As sessões serão de caráter predominantemente prático, sendo privilegiadas as situações de experimentação/ aplicação dos conteúdos abordados e da sua aplicação prática, em detrimento do seguimento de um “protocolo” detalhadamente indicativo dos diferentes passos a realizar, em consonância com as orientações presentes nos programas disciplinares.Deste modo, em cada sessão serão inicialmente apresentados os módulos/ferramentas necessários ao desenvolvimento das atividades a propor, sendo privilegiada a interação prática de cada formando com a tecnologia utilizada, de forma a tornar familiar o seu uso e de potenciar o desenvolvimento de cenários de aprendizagem.

Avaliação

A avaliação quantitativa dos formandos será expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do artigo 4.º, nº 6, do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.

Modelo

A avaliação ação é realizada de modo contínuo pelo formador em conjunto com os formandos, e tem como referência osobjetivos e finalidades da Formação. Esta avaliação incide sobre o desenvolvimento das competências dos formandos aolongo do percurso formativo. São tomados em consideração os seguintes aspetos: Empenho e participação nas sessões;Qualidade dos instrumentos de trabalho produzidos nas sessões;Qualidade das interações com os restantes elementos do grupo em formação e formador;Trabalho/teste final e/ou prova de conhecimentos

Bibliografia

Aldon, G. et al. Nouvel environnement technologique, nouvelles ressources, nouveaux modes de travail : le projet e-CoLab, Répères-IREM 72 et EducMath , 2008. Martins, G. et. al., Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, Editorial Ministério da Educação e Ciência, 2017. Ministério da Educação e Ciência (2018). Aprendizagens Essenciais para Matemática A e Física e Química A. Lisboa. Gomes, A; Santos, J., Algoritmia, programação e robótica com a TI-Nspire CX II-T, FCA Editores, 2019.

Formador

Alexandre Augusto dos Reis Gomes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-01-2024 (Sexta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Online síncrona
2 19-01-2024 (Sexta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Online síncrona
3 26-01-2024 (Sexta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Online síncrona
4 02-02-2024 (Sexta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Presencial
5 09-02-2024 (Sexta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Presencial
Início: 12-01-2024
Fim: 09-02-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-118487/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: AE Damião de Goes B-learning