OFERTA FORMATIVA

Ref. 171C1 Inscrições abertas até 02-10-2023 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118062/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 03-10-2023

Fim: 30-11-2023

Regime: b-learning

Local: AE Joaquim Inácio da Cruz Sobral B-learning

Formador

Joaquim António Rocha Rosa

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Pêro de Alenquer-Alenquer-Arruda dos Vinhos-Sobral de Monte Agraço

Razões

No âmbito do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática, foram homologadas as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional) que entrarão em vigor a partir do ano letivo: a) 2024/2025, no que respeita ao 10.º ano de escolaridade; b) 2025/2026, no que respeita ao 11.º ano de escolaridade; c) 2026/2027, no que respeita ao 12.º ano de escolaridade. Tendo consciência da necessidade de formação dos professores do grupo 500, para a operacionalização destes novos documentos curriculares em Matemática do Ensino Secundário procurar-se-á desenvolver uma formação focada em aspetos específicos das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional), destacando o que de mais significativo e novo existe nestes documentos curriculares.

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional); - Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional).

Conteúdos

- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE - Ideias inovadoras do Currículo: o Matemática para a Cidadania; o Pensamento Computacional; o Diversificação de temas no currículo; o Matemática para todos. - Os novos módulos e o seu racional: o Introdução à Inferência Estatística o Geometria sintética o Matemática e arte o Distâncias inacessíveis o Álgebra de Boole o Modelos de grafos o Matemática financeira e fiscal o Matemática comercial o Matemática laboral o Biomatemática o Criptografia - Operacionalização das Aprendizagens Essenciais. - Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas: o Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico; o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas. - Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões síncronas, a elaboração e reflexão sobre tarefas para os alunos, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.

Bibliografia

Revista dedicada ao Pensamento Computacional: Educação e Matemática, 162Veloso, E. (1998). Geometria: Temas Actuais: materiais para professores. Lisboa: IIE.Graça Martins, M. E. & Cerveira, A. (1998). Introdução às Probabilidades e à Estatística. Universidade Aberta.Amado, N. & Carreira, S. (2019). Trabalho de Projeto. Obtido de: http://hdl.handle.net/10400.1/15482Teixeira, P., Precatado, A., Albuquerque, C., Antunes, C., & Nápoles, S. (1997). Funções - 10º ano. Lisboa: Ministério da Educação


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-10-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
2 11-10-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 14-10-2023 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Online síncrona
4 18-10-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
5 25-10-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 28-10-2023 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Online síncrona
7 08-11-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
8 15-11-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
9 29-11-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial

INSCREVER-ME

228

Ref. 179C1 Inscrições abertas até 02-10-2023 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-115873/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 03-10-2023

Fim: 05-03-2024

Regime: b-learning

Local: B-learning -AE Arruda dos Vinhos

Formador

Manuel Dias Rodrigues dos Santos Ribeiro

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Pêro de Alenquer-Alenquer-Arruda dos Vinhos-Sobral de Monte Agraço

Razões

No âmbito do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática, em agosto de 2021 foram homologadas as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico (Despacho n.º 8209/2021, de 19 de agosto) que entrarão em vigor a partir do ano letivo: a) 2022/2023, no que respeita aos 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade; b) 2023/2024, no que respeita aos 2.º, 4.º, 6.º e 8.º anos de escolaridade; c) 2024/2025, no que respeita ao 9.º ano de escolaridade. Tendo consciência da necessidade de formação dos professores do grupo 110 para a operacionalização destes novos documentos curriculares em Matemática no Ensino Básico, procurar-se-á desenvolver uma formação focada em aspetos específicos das novas AE de Matemática para o Ensino Básico (AE, 2021), destacando o que de mais significativo e novo existe nestes documentos curriculares.

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Básico, o seu racional e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados do conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Básico; - Realizar práticas de ensino de Matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua concretização e consequente reflexão, em contextos de trabalho colaborativo, tornando-se sensíveis e capazes de resolução para os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o 1.º ciclo do Ensino Básico.

Conteúdos

Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Básico expressas nas novas AE 2021 (2 sessões de 2,5h cada): - Caracterização das novas AE de Matemática - Articulação entre os temas nas novas AE de Matemática - Reflexos dos princípios nas opções curriculares das novas AE de Matemática Serão propostas tarefas que permitirão trabalhar as novas AE segundo diversos ângulos. Articulação entre diferentes temas matemáticos e capacidades matemáticas transversais, incorporando as capacidades e atitudes gerais transversais (5 sessões de 2,5h cada): - Conteúdos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais) que uma dada tarefa preferencialmente pode promover - Análise de produções de alunos - Feedback oral e escrito a fornecer pelo professor - Recursos, em particular tecnológicos, e suas potencialidades Serão propostas tarefas de formação constituídas por tarefas a propor aos alunos, e um conjunto de questões que incidem sobre o ensino da Matemática, a partir das características da tarefa dos alunos, de produções de alunos, de episódios de sala de aula, de notas de campo de aulas realizadas no âmbito da operacionalização destas novas AE. Práticas de ensino promotoras do desenvolvimento integrado de temas matemáticos, capacidades matemáticas transversais e capacidades e atitudes gerais transversais (3 sessões de 2,5h cada): - Planificação (objetivos de aprendizagem, tarefas, formas de as explorar e recursos, em particular ferramentas tecnológicas) - Operacionalização (dinâmica da aula; papel do professor e dos alunos, discussão em grande grupo) - Reflexão (aprendizagens realizadas, dificuldades reveladas pelos alunos e ações do professor, identificação de aspetos a melhorar, causas e aperfeiçoamentos para futuro). A primeira sessão será dedicada ao início da planificação da aula a lecionar, e as duas restantes decorrerão após o término do trabalho autónomo e destinar-se-ão à apresentação e reflexão da intervenção na prática letiva. Para o trabalho autónomo propor-se-á a leitura de textos que sustentem teoricamente algumas ideias chave das orientações curriculares consideradas nos documentos curriculares, assim como a leitura de textos de apoio sobre os temas trabalhados. Prevê-se ainda que o trabalho autónomo incida na conclusão da planificação, na realização da aula e na preparação da apresentação aos restantes formandos desta intervenção na prática letiva.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões presenciais e nas sessões síncronas, a planificação de tarefas para os alunos e análise da sua realização na sala de aula, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.

Bibliografia

Canavarro, A. P. (2009). O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática dos primeiros anos. Quadrante, 16(2), 81-118.Canavarro, A. P., Oliveira, H., & Menezes, L. (2012). Práticas de ensino exploratório da matemática: O caso de Célia. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes, & S. Carreira (Eds.), Investigação em Educação Matemática – Práticas de ensino da Matemática, Livro de Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática EIEM2012 (pp. 255-266). Castelo de Vide: SPIEM.Educação e Matemática, 2022, nº 162 (número temático sobre pensamento computacional)Henriques, A., & Oliveira, H. (2012). Investigações estatísticas. Um caminho a seguir? Educação e Matemática, 120, 3-8.NCTM (2017). Princípios para a Ação. Lisboa: APM.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-10-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
2 10-10-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
3 24-10-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
4 07-11-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
5 21-11-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
6 05-12-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
7 09-01-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
8 23-01-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
9 27-02-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
10 05-03-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial

INSCREVER-ME

237

Ref. 145C2 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-115715/22

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 04-10-2023

Fim: 30-11-2023

Regime: e-learning

Local: AE Visconde de Chanceleiros-b-learning

Formador

Maria Luísa Artilheiro Ferreira

Teresa Sofia Nobre dos Santos Coelho

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Pêro de Alenquer-Alenquer-Arruda dos Vinhos-Sobral de Monte Agraço

Razões

O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas práticas inclusivas em sala de aula, bem como novas metodologias que promovam as aprendizagens de todos os alunos. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha desbravem o caminho e orientem todos os agentes educativos para as mudanças a realizar. Esta ação de formação procura contribuir para uma reflexão crítica sobre os desafios da diversidade, bem como apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas ajustadas para que os alunos sejam melhores aprendentes e o professor melhor ensinante, definindo com maior acuidade as ações bem como as evidências a identificar em contexto de sala de aula. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.

Objetivos

Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem) Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar–Planear–Agir– Rever para a inclusão Promover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens.

Conteúdos

Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas; Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas; Módulo 3 – Gerir a diversidade em sala de aula; Módulo 4 – Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem

Metodologias

Nesta formação, em regime de frequência e-learning, serão abordados os conteúdos recorrendo a metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Será privilegiado o trabalho em pequeno e grande grupo com momentos de reflexão e de discussão restrita e alargada. Nas sessões, devem ser definidos tempos de partilha e de reflexão em torno das experiências e das práticas dos formandos, devendo o formador ter um papel ativo na ligação das práticas às políticas educativas de inclusão. Os docentes devem ser desafiados à revisão das suas práticas pedagógicas de acordo com os referenciais normativos em vigor. Elaboração de trabalho/reflexão final individual em função dos interesses e preferências dos formandos.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Bibliografia

DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 02/02/2022 Cosme, A., Lima L., Ferreira D., Ferreira N., Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação : ensino básico, ensino secundário,1ª ed. - Porto: Porto Editora, 2021. European Agency for Special Needs and Inclusive Education (2018), Key Actions for Raising Achievement, Guidance for Teachers and Leaders Disponível em https://www.europeanagency. org/sites/default/files/Key%20Actions%20for%20Raising%20Achievement.pdf Acesso 02/02/2022 Fernandes, D. (2021). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do Projeto MAIA, Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Acesso 02/02/2022


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-10-2023 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
2 06-10-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
3 11-10-2023 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
4 13-10-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
5 26-10-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 08-11-2023 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
7 15-11-2023 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
8 17-11-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
9 30-11-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial


227

Ref. 177C1 Inscrições abertas até 03-10-2023 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD4

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 04-10-2023

Fim: 04-10-2023

Regime: Presencial

Local: Edifício dos Paços do Concelho de Cadaval

Formador

Sara João Correia Lobo Soares

Mário Sérgio Vieira da Cunha

Destinatários

Técnicos e dirigentes do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e Núcleos de Proteção Ambiental da GNR, Corporações de Bombeiros, Proteção Civil, organismos centrais, regionais e municipais do

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Pêro de Alenquer-Alenquer-Arruda dos Vinhos-Sobral de Monte Agraço

Objetivos

• Identificar as causas e consequências dos incêndios rurais e florestais; • Divulgar boas práticas de prevenção e combate de incêndios

Conteúdos

• Comportamento dos incêndios rurais e florestais: causas, prevenção, métodos e técnicas de combate; • Ordenamento florestal e fatores de risco de incêndio; • Minimização do risco no combate aos incêndios: proteção das populações e do território; • Territórios sustentáveis: a gestão da paisagem como forma de aumentar a resiliência aos incêndios florestais; • Uso do fogo controlado como ferramenta de gestão da vegetação; • Análise de incidentes pelo uso do fogo: comportamentos de risco em territórios rurais e florestais; • Impacto ambiental, social e económico dos incêndios: prevenir e mitigar comportamentos de risco.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-10-2023 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 175C1 Inscrições abertas até 10-10-2023 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD2

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 11-10-2023

Fim: 11-10-2023

Regime: Presencial

Local: AE Abrigada

Formador

Luís Mário Paulo Martins

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Pêro de Alenquer-Alenquer-Arruda dos Vinhos-Sobral de Monte Agraço


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-10-2023 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 170C1 Inscrições abertas até 12-10-2023 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-117282/22

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 14-10-2023

Fim: 29-11-2023

Regime: b-learning

Local: AE Damião de Goes - b-learning

Formador

Ana Margarida de Sá Machado Simões Dias de Oliveira Soares

Destinatários

Professores do Grupo 510

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 510. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 510.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Pêro de Alenquer-Alenquer-Arruda dos Vinhos-Sobral de Monte Agraço

Razões

Um ensino das ciências que se pretenda renovado passa pela valorização da experimentação. Assim, é necessário ajudar os professores a utilizar metodologias ativas, aplicações (DataLogger) e materiais (calculadoras gráficas e sensores) que lhes permitam enfrentar os desafios do ensino experimental. Nesta formação pretende-se que os professores, no âmbito da experimentação, aprendam a utilizar sensores e a realizar tratamento de dados na calculadora gráfica. A experimentação assume, nas aprendizagens essenciais, o papel preponderante na operacionalização dos conhecimentos, capacidades e atitudes. Para além disso, a ação visa promover a iniciativa prioritária “formação e capacitação digital de professores”, identificada no Plano 21|23 Escola+.

Objetivos

Conhecer as funcionalidades da calculadora gráfica na ótica do utilizador (professor e aluno). Utilizar os écrans e as teclas da calculadora gráfica para criar recursos educativos digitais. Utilizar um sistema de recolha de dados (CLAB) durante a realização das atividades experimentais, indicadas nas aprendizagens essenciais, de Física e Química A dos 10.º e 11.º anos. Realizar o tratamento estatístico e a representação gráfica dos dados recolhidos e a partir destes obter conclusões. Elaborar protocolos para os alunos de acordo com as aprendizagens essenciais e as especificações técnicas dos equipamentos. Partilhar e divulgar materiais, estratégias e experiências inovadoras que possam ser úteis aos professores do grupo 510.

Conteúdos

O número total de horas será de 25, distribuídas por 4 sessões presenciais (12 horas), 3 sessões síncronas (8 horas) e 1 sessão assíncronas (5 horas). Os conteúdos da ação estão centrados nas atividades laboratoriais, indicadas nas aprendizagens essenciais, de Física e Química dos 10.º e 11.º anos. A lista de atividades é a seguinte: - Movimento num plano inclinado: variação da energia cinética e distância percorrida; - Movimento vertical de queda e ressalto de uma bola: transformações e transferências de energia; - Características de uma pilha; - Radiação e potência elétrica de um painel fotovoltaico; - Capacidade térmica mássica; - Balanço energético num sistema termodinâmico; - Queda livre: força gravítica e aceleração da gravidade; - Forças nos movimentos retilíneos acelerado e uniforme; - Movimento uniformemente variado: velocidade e deslocamento; - Características do som; - Velocidade de propagação do som; - Absorção, reflexão, refração e reflexão total; - Constante de acidez; - Titulação ácido-base. Na ação de formação, de acordo com os interesses dos formandos e do material disponível, serão exploradas pelo menos 50% das atividades referidas. Sessão 1: 3,5 horas (presencial) Apresentação e exploração da aplicação que permite a recolha de dados experimentais (DataLogger). Ligação da calculadora ao CLAB. Ligação dos sensores ao CLAB. Utilização dos sensores em ambiente laboratorial. Realização de uma atividade laboratorial do 10.º ano ou do 11.º ano orientada pelo formador. Sessão 2: 2,5 horas (presencial) Realização, por cada grupo de formandos, de pelo menos duas atividades laboratoriais da lista. Sessão 3: 3 horas (síncrona) Exploração do ScreenReceiver. Tratamento dos dados. Exportação de dados para o menu da estatística. Sessão 4: 3,5 horas (presencial) Realização, em cada grupo de formandos, de atividades laboratoriais da lista. Tratamento dos dados. Sessão 5: 2,5 horas (presencial) Recolha de dados da tarefa a avaliar. Sessão 6: 2,5 horas (síncrona) Tratamento dos dados. Sessão 7: 5 horas (assíncrona) Tratamento dos dados, conclusões e sugestões da tarefa a avaliar. Realização do protocolo para o aluno. Sessão 8: 2,5 horas (síncrona) Apresentação dos trabalhos. 12 horas presenciais 8 horas síncronas na plataforma Google Meet ou Zoom 5 horas assíncronas Total: 25 horas

Metodologias

Na primeira sessão haverá um momento teórico onde se fornecerão instruções sobre o funcionamento da calculadora, do CLAB e dos sensores. As restantes horas presenciais serão práticas, para aplicar o que foi exemplificado na exploração das atividades laboratoriais da lista. A turma será dividida em pequenos grupos de trabalho. Nos momentos à distância (síncronos) serão explorados o ScreenReceiver, o tratamento de dados e a exportação de dados para o menu da estatística. Os formandos serão divididos em sala simultâneas para trabalhar com os mesmos elementos do grupo das sessões presenciais. Assincronamente, os formandos desenvolvem um protocolo, para os alunos, de uma atividade laboratorial realizada na formação. Devem também apresentar a recolha e tratamento de dados, análise e conclusões. Na última sessão os formandos apresentam o trabalho realizado assincronamente.

Avaliação

Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Será avaliado o envolvimento ativo dos formandos na participação do trabalho individual e em grupo, na elaboração de materiais e na participação nos momentos de discussão coletiva. Os formandos apresentarão um trabalho de produção, aplicação e reflexão crítica de uma atividade integrada nos conteúdos desta ação. No final da formação, cada formando deverá ainda entregar uma breve reflexão escrita sobre o seu desenvolvimento e uma identificação de necessidades futuras de formação e/ou projetos a desenvolver.

Bibliografia

Dias, M. (2018). Atividades laboratoriais de Física-Química do 10.º e 11º ano. Lisboa: CASIO Portugal.Teixeira, J. & Soares, A. (2021). Atividades experimentais e resolução de problemas com calculadora gráfica: ensino remoto de Física. In F. Teixeira, F. Paixão, A. Frias, S. Silveira, D. Vaz & J. Morgado (Coord.), Educação em ciências: interações e desafios (pp. 52-55). Escola Superior de Educação de Coimbra.Kedzierska, E. & Salinci, L. (2021). Data logger App User’s Guide ver. 2.0. Amsterdam: CMA.Ventura, G., Fiolhais, M. & Fiolhais, C. (2021). 10 F – Física e Química A. Lisboa: Texto Editores.DGE (2018). Aprendizagens essenciais: Física e Química A (10.º e 11.º ano). Direção Geral de Educação, Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/fisica-e-quimica-0


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-10-2023 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 14-10-2023 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 18-10-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 04-11-2023 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
5 04-11-2023 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
6 08-11-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 21-11-2023 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
8 22-11-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
9 29-11-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona

INSCREVER-ME

Ref. 174C1 Inscrições abertas até 19-10-2023 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119221/23

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 30.0 horas (15.0 horas presenciais + 15.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 20-10-2023

Fim: 24-11-2023

Regime: Presencial

Local: AE Damião de Goes

Formador

Teresa Sofia Nobre dos Santos Coelho

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 120, 210, 220, 320, 330, 340 e 350

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 120, 210, 220, 320, 330, 340 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 120, 210, 220, 320, 330, 340 e 350.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Pêro de Alenquer-Alenquer-Arruda dos Vinhos-Sobral de Monte Agraço

Razões

“O Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória” e as “Aprendizagens Essenciais” das diferentes línguas estrangeiras exigem a promoção de metodologias em consonância com os mesmos. A presente formação procura responder a essa necessidade, indicando ferramentas e metodologias potenciadoras da mudança que se deseja. Articular as competências definidas e inerentes às línguas estrangeiras, tais como as competências: comunicativa, intercultural e estratégica nos seus diversos domínios com um trabalho de flexibilidade em contexto de projeto e de trabalho colaborativo com ferramentas WEB 2.0, e a metodologia de projeto num contexto de trabalho colaborativo na plataforma eTwinning é responder de forma motivadora a docentes e alunos.

Objetivos

- Encontrar nas Aprendizagens Essenciais temas que propiciem a aprendizagem baseada em projetos colaborativos, tanto a nível nacional como internacional, na área das línguas estrangeiras. - Desenvolver estratégias inovadoras de ensino e aprendizagem das línguas estrangeiras, integrando as ferramentas WEB 2.0. - Encarar os Domínios de Autonomia Curricular como uma oportunidade para melhorar as aprendizagens dos alunos nas disciplinas de línguas estrangeiras. - Desenvolver trabalho colaborativo, contribuindo para a inovação pedagógica. - Contribuir para o sucesso educativo, promovendo a aproximação entre a escola e a realidade dos alunos. - Promover competências relacionadas com a ética e a Cidadania Digital.

Conteúdos

Sessão Presencial 1 (3 horas): Apresentação da ação na modalidade de oficina, conteúdos programáticos e explicitação do modo como se processa a avaliação. Questões de ética na era digital. Quadro educativo da OCDE para 2030 e a sua relação com o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Aprendizagens essenciais das disciplinas do quadro de abrangência do Francês, Inglês, Alemão e Espanhol. Aprendizagem de línguas estrangeiras através da metodologia PBL (project-based learning). Domínios de autonomia curricular (DAC). Avaliar, tendo por base a metodologia PBL Sessão Presencial 2 (3 horas): O eTwinning como comunidade que potencia o trabalho colaborativo na área das línguas estrangeiras. Kits de projetos na área das línguas estrangeiras. eTwinning Live: estabelecer parcerias para desenvolver projetos na área das línguas estrangeiras. Sessão Presencial 3 (3 horas): Procurar parcerias, através do fórum eTwinning, para um projeto, no âmbito das línguas estrangeiras. Princípios subjacentes à planificação PBL / eTwinning com recurso a ferramentas digitais que potenciem o trabalho colaborativo. Planificar um projeto eTwinning tendo como língua de comunicação o francês, inglês, alemão ou espanhol. Integrar o projeto eTwinning de suporte à oficina de formação. Sessão Presencial 4 (3 horas): Planificação do projeto tendo em atenção a transversalidade dos conteúdos. Formatos de avaliação e instrumentos de avaliação dos alunos no decurso do trabalho de projeto. Formalização do projeto no eTwinning Live. Exploração de aspetos básicos do TwinSpace. Organização do TwinSpace. Registo de alunos Sessão Presencial 5 (3 horas): Apresentação dos projetos colaborativos eTwinning em desenvolvimento. Partilha de experiências. Reflexão sobre o interesse dos projetos internacionais no desenvolvimento de competências associadas às línguas estrangeiras. No âmbito do Trabalho Autónomo, pretende-se que os formandos conheçam o Portal eTwinning, explorando modelos de projetos, os espaços eTwinning Live (encontrando parceiros) e o TwinSpace, com o objetivo de formalizarem um projeto. Pretende-se ainda que elaborem uma planificação colaborativa, tendo em atenção a transversalidade dos conteúdos, e criem instrumentos de avaliação para os alunos. O formador fundará um projeto eTwinning com um dos formandos. Após aprovação, todos os outros formandos serão convidados a integrarem este projeto. Deste modo, o grupo poderá utilizar este projeto como suporte à aprendizagem, partilha de ideias e ainda como veículo experimental privilegiado para, posteriormente, conhecer de forma profunda o potencial do TwinSpace.

Avaliação

Avaliação contínua tendo em conta os seguintes parâmetros: - Participação e contributos – 40%; - Trabalho de Aplicação de Conteúdos - 60%. A avaliação final será efetuada numa escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.

Bibliografia

OCDE (2018). The future of education and skills - Education 2030. Disponível em https://www.oecd.org/education/2030/E2030%20Position%20Paper%20(05.04.2018).pdf. Consultado em 12/12/2019.Gilleran, A.; Kearney, C. (2014). Desenvolver as competências dos alunos através do eTwinning. Bruxelas: Serviços Centrais de Apoio eTwinning/European Schoolnet. Disponível em http:/files.eun.org/etwinning/book2014/PT_Etwinning_2014.pdf. Consultado em: 19 de dezembroSilva, Maria Piedade Carvalho (2012). O projeto eTwinning LOA: uma abordagem intercultural para a integração pedagógica das TIC no ensino das línguas. Universidade Católica Portuguesa Centro Regional das Beiras – Pólo de Viseu, Departamento de Letras. Disponível em https://tinyurl.com/sb4sg4j. Consultado em: 12 de janeiroEditorial Board Members of The Teacher Academy (s/ data). Project-Based Learning Plans Selected and Curated. Consultado em: 12 de janeiro no URL https://sites.google.com/site/segcompetencescourse/.Edutopia (s/ data). Project-Based Learning. Consultado em: 12 de janeiro no URL https://www.edutopia.org/project-based-learning.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-10-2023 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
2 27-10-2023 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
3 03-11-2023 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
4 10-11-2023 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
5 24-11-2023 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

232

Ref. 172C1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-115718/22

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 26-09-2023

Fim: 21-11-2023

Regime: Presencial

Local: B-learning - AEJICS

Formador

Jorge Humberto Berardo Nogueira

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Pêro de Alenquer-Alenquer-Arruda dos Vinhos-Sobral de Monte Agraço

Razões

Inclusão, equidade, cooperação, solidariedade, responsabilidade e interligação, são conceitos-chave que enformam as políticas e as práticas educativas. Assegurar o direito de todos à educação é garantir acesso, presença, participação e sucesso em processos educativos de qualidade. Os atores educativos, nomeadamente lideranças de topo e intermédias, são figuras essenciais na educação e na transformação social. Acolher e apoiar todos os alunos, independentemente das suas capacidades e exigências, são dois compromissos éticos e profissionais indiscutíveis. Uma escola inclusiva exige uma liderança eficaz, capaz de apoiar e promover o envolvimento de toda a comunidade escolar. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.

Objetivos

Identificar práticas de gestão e organização pedagógica, de topo e intermédias, à luz dos normativos/documentos de referência sobre políticas de inclusão Explorar fatores que se constituem como obstáculo à inclusão na escola e sociedade Consolidar uma perspetiva de abordagem integrada de práticas que concorrem para a inclusão Refletir sobre a relevância das aprendizagens informais, os meios de as incorporar na promoção de ambientes educativos favoráveis à participação de alunos na condução do processo educativo Promover estratégias de otimização da participação dos alunos na vida da escola Elencar mecanismos de promoção do envolvimento das famílias na criação de ambientes inclusivos Refletir sobre o papel das lideranças na criação de ambientes promotores de aprendizagens não-formais e informais consistentes com os objetivos da educação inclusiva Equacionar os termos da cooperação interinstitucional em ordem à inclusão Refletir sobre instrumentos de monitorização das práticas de inclusão

Conteúdos

1. Enquadramento teórico e normativo 1.1. Quadro conceptual Os direitos humanos e as políticas de inclusão. Justiça distributiva e éticas do cuidado. Tradução dos princípios de justiça em direitos e capacidades. O projeto Strength Through Diversity e a diversidade dos públicos na educação escolar: dimensões da diversidade; abordagens multinível da diversidade em educação. 1.2. Quadro normativo de referência Os Decretos-Leis nº 54/2018 de 6 de julho (na sua redação atual) e n.º 55/2018, de 6 de julho (e respetivas Portarias). O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Autonomia e responsabilidade dos decisores locais: interpretação dos normativos; as margens de autonomia potenciada pela portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, na sua redação atual. Documentos curriculares e instrumentos de autonomia dos AE/ENA. 1.3. Dimensões organizacionais das políticas de inclusão – exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 1.1. e 1.2.] 2. Concretização das políticas de inclusão 2.1 As escolas e as práticas A inclusão em contexto: modelos educativos e conceções de cidadania e equidade. 2.2. Os agentes sociais das práticas de inclusão Pessoas, instituições, ambientes de aprendizagem. Cooperação interinstitucional em ordem à inclusão. 2.3. Os recursos para a inclusão A identificação e gestão dos recursos (humanos, materiais, institucionais) e a sua potencialização na promoção da escola inclusiva. 2.4. Contextos de interação socioeducativa na perspetiva da inclusão: a sala de aula e ‘o resto’ – exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 2.1., 2.2. e 2.3.] 3. Conhecer, partilhar, decidir 3.1. Conhecer e cooperar com as pessoas e as instituições 3.2. Conhecer, estimular e proteger as crianças e jovens: princípios, métodos, instrumentos 3.3. Conhecer para transformar: dos instrumentos de suporte à monitorização às modalidades de participação de professores, pais e alunos nos processos de decisão – exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 3.1. e 3.2.] 4. Avaliação Apresentação e discussão dos trabalhos/produtos finais dos formandos

Metodologias

Exploração dos temas propostos, com adequado suporte teórico. Reflexão, análise e discussão em grupo, com recurso a fontes documentais pertinentes. Debate em plenário. Elaboração individual de trabalho/produto final da ação, em função dos interesses dos formandos.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Bibliografia

Cerna, L. et al. (2021) Promoting inclusive education for diverse societies: A conceptual framework. Disponível em: Promoting inclusive education for diverse societies : A conceptual framework | OECD Education Working Papers | OECD iLibrary (oecd-ilibrary.org)Eurydice (2020). A equidade na educação escolar na Europa (trad. Lisboa: DGEEC/Unidade portuguesa de Eurydice). Disponível em: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/517ee2ef-4404-11eb-b59f-01aa75ed71a1/language-ptEuropean Agency for Special Needs and Inclusive Education (2021). Inclusive School Leadership: A Tool for Self-Reflection on Policy and Practice. (M. Turner-Cmuchal, E. Óskarsdóttir and M. Bilgeri, eds.). Odense, Denmark. Disponível em: https://www.european-agency.org/sites/default/files/SISL_Self-Reflection_Tool.pdfPereira, F. (Coord.). (2018). Para uma Educação Inclusiva. Manual de Apoio à Prática. Lisboa. Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação. Disponível em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdfUNESCO (2022). Reaching out to all learners: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO, IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-09-2023 (Terça-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
2 03-10-2023 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
3 10-10-2023 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 17-10-2023 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
5 24-10-2023 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
6 31-10-2023 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
7 14-11-2023 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
8 21-11-2023 (Terça-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial


231

Ref. 169C1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118061/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 20-09-2023

Fim: 29-11-2023

Regime: b-learning

Local: AE Damião de Goes B-learning

Formador

Francisco José Marques Alqueidão

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Pêro de Alenquer-Alenquer-Arruda dos Vinhos-Sobral de Monte Agraço

Razões

No âmbito do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática, foram homologadas as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional) que entrarão em vigor a partir do ano letivo: a) 2024/2025, no que respeita ao 10.º ano de escolaridade; b) 2025/2026, no que respeita ao 11.º ano de escolaridade; c) 2026/2027, no que respeita ao 12.º ano de escolaridade. Tendo consciência da necessidade de formação dos professores do grupo 500, para a operacionalização destes novos documentos curriculares em Matemática do Ensino Secundário procurar-se-á desenvolver uma formação focada em aspetos específicos das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), destacando o que de mais significativo e novo existe nestes documentos curriculares.

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A); - Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A).

Conteúdos

- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE - Ideias inovadoras do Currículo: o Matemática para a Cidadania; o Pensamento Computacional; o Diversificação de temas no currículo; o Matemática para todos. - Ideias-Chave das Aprendizagens Essenciais: o Resolução de problemas, modelação e conexões o Raciocínio dedutivo e lógica matemática o Recurso sistemático à tecnologia o Tarefas e recursos educativos o Práticas enriquecedoras e criatividade o Organização do trabalho dos alunos o Comunicação matemática o Avaliação para a aprendizagem - Operacionalização das Aprendizagens Essenciais. - Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas: o Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico; o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas. - Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões síncronas, a elaboração e reflexão sobre tarefas para os alunos, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.

Bibliografia

Revista dedicada ao Pensamento Computacional: Educação e Matemática, 162Veloso, E. (1998). Geometria: Temas Actuais: materiais para professores. Lisboa: IIE.Graça Martins, M. E. & Cerveira, A. (1998). Introdução às Probabilidades e à Estatística. Universidade Aberta.Amado, N. & Carreira, S. (2019). Trabalho de Projeto. Obtido de: http://hdl.handle.net/10400.1/15482Teixeira, P., Precatado, A., Albuquerque, C., Antunes, C., & Nápoles, S. (1997). Funções - 10º ano. Lisboa: Ministério da Educação


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-09-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
2 27-09-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
3 04-10-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
4 11-10-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
5 18-10-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
6 25-10-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
7 08-11-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
8 15-11-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
9 22-11-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
10 29-11-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona


224

Ref. 146C2 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-115875/22

Modalidade: Círculo de Estudos

Duração: 38.0 horas (25.0 horas presenciais)

Início: 20-09-2023

Fim: 29-11-2023

Regime: Presencial

Local: AE Damião de Goes - b-learning

Formador

Maria Adriana Fonseca Silva Fernandes Batista

Maria Luísa Artilheiro Ferreira

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Pêro de Alenquer-Alenquer-Arruda dos Vinhos-Sobral de Monte Agraço

Razões

No âmbito do Projeto MAIA, e ao longo dos anos letivos de 2019/2020 e 2020/2021, realizaram-se centenas de Oficinas de Formação (OF), que ocorreram em praticamente todos os CFAE e cujo principal produto foi a conceção e a elaboração de um Projeto de Intervenção (PI) no domínio da avaliação pedagógica. Este PI, definia um conjunto de Princípios de Avaliação Pedagógica que enquadrava quer a definição de uma Política de Avaliação, quer a definição de uma Política de Classificação. A ideia que presidiu à elaboração dos PI era a de o concretizar nos AE/ENA dos formandos que os conceberam e elaboraram, tendo em conta as condições concretas de cada instituição, bem como o respetivo Projeto Educativo.

Objetivos

• clarificar os conceitos estruturantes que deverão fundamentar e enquadrar os PI. • aprofundar a conceção e a elaboração dos PI. • analisar materiais que possam facilitar a consecução e desenvolvimento dos PI. • produzir materiais que possam facilitar a consecução e desenvolvimento dos PI. • delinear estratégias destinadas a promover a concretização e desenvolvimento dos PI atendendo às condições concretas de cada instituição. • contribuir para integrar os PI no desenvolvimento dos Projetos Educativos das instituições. • desenvolver hábitos de trabalho colaborativo e de reflexão em torno de situações vividas nas escolas, visando melhorar a qualidade do ensino, da aprendizagem e da avaliação.

Conteúdos

• Análise e reflexão acerca do Currículo vigente atualmente em Portugal. • Relações entre o Currículo, a Pedagogia e a Avaliação e suas implicações para a concretização e desenvolvimento dos PI. • Conceitos estruturantes da avaliação pedagógica tais como avaliação formativa, avaliação sumativa, feedback, critério, indicador ou descritor, autoavaliação, avaliação entre pares, avaliação holística, avaliação analítica, processos de recolha de informação e processos de classificação. • Conceção de materiais, processos e estratégias que integrem os conceitos e ideias da avaliação pedagógica e que suscitem a sua utilização nas práticas pedagógicas. • Análise e discussão de PI: reformulação, aprofundamento, ajustamento.

Metodologias

25h de trabalho presencial + 13h de trabalho autónomo

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.o 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação dos formandos decorre ao longo de todas as sessões com base nas interações que se forem estabelecendo a partir das intervenções realizadas nas suas instituições.

Bibliografia

Fernandes, D. (2021). Para uma fundamentação e melhoria das práticas de avaliação pedagógica no âmbito do Projeto MAIA. Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Fernandes, D. (2021). Para a Conceção e Elaboração do Projeto de Intervenção no Âmbito do Projeto MAIA. Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Fernandes, D. (2021). Para um enquadramento da formação de professores. Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Machado, E. A. (2021). Feedback. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Wenger, E. (1998). Communities of practice: Learning, meaning, and identity. Cambridge University Press.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-09-2023 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
2 27-09-2023 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
3 28-09-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
4 04-10-2023 (Quarta-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Online síncrona
5 06-10-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
6 18-10-2023 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
7 25-10-2023 (Quarta-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Online síncrona
8 26-10-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
9 15-11-2023 (Quarta-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Online síncrona
10 16-11-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
11 29-11-2023 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial


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Ref. 178C1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD5

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 29-09-2023

Fim: 29-09-2023

Regime: Presencial

Local: Edifício dos Paços do Concelho de Alenquer – Sala Teófilo Ca

Formador

Sara João Correia Lobo Soares

Mário Sérgio Vieira da Cunha

Destinatários

Técnicos e dirigentes do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e Núcleos de Proteção Ambiental da GNR, Corporações de Bombeiros, Proteção Civil, organismos centrais, regionais e municipais do

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Pêro de Alenquer-Alenquer-Arruda dos Vinhos-Sobral de Monte Agraço

Objetivos

• Sensibilização para a proteção da natureza e do meio ambiente; • Promoção de boas práticas no âmbito da defesa da biodiversidade;

Conteúdos

• EPNAZE: missão e intervenção – policiamento ambiental; • Principais ameaças e ilícitos ambientais em áreas protegidas; • Proteção dos recursos naturais: solo, água e ar; • Proteção das espécies animais; • Florestas, áreas classificadas e Rede Natura 2000; • Estratégias de conservação da fauna, flora e habitats naturais a longo prazo.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-09-2023 (Sexta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial

Ref. 173C1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD1

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 4.0 horas

Início: 22-09-2023

Fim: 29-09-2023

Regime: Presencial

Local: AE Joaquim Inácio da Cruz Sobral

Destinatários

Diretores de Turma – Membros EMAEI – Prof. de Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Pêro de Alenquer-Alenquer-Arruda dos Vinhos-Sobral de Monte Agraço


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-09-2023 (Sexta-feira) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial
2 29-09-2023 (Sexta-feira) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial

Ref. 176C1 Concluída

Registo de acreditação: ACD3

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 5.0 horas

Início: 07-09-2023

Fim: 07-09-2023

Regime: Presencial

Local: Cine Teatro de Sobral de Monte Agraço

Formador

Rita da Cruz Parreiral

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Pêro de Alenquer-Alenquer-Arruda dos Vinhos-Sobral de Monte Agraço


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-09-2023 (Quinta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 07-09-2023 (Quinta-feira) 14:00 - 16:30 2:30 Presencial