243

METODOLOGIA DE TRABALHO DE PROJETO TRANSDISCIPLINAR COM RECURSO A PERMACULTURA turma C1

Apresentação

A generalização do projeto de autonomia e flexibilidade curricular, bem o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, urge aprofundar a reflexão sobre práticas pedagógicas que rompam como o modo simultâneo e que promovam a implicação dos alunos nos processos de trabalho, a qualidade das aprendizagens e o sucesso educativo, num contexto pautado por critérios de exigência e rigor. Permacultura é um protocolo de design, um método para ver e criar estruturas e ciclos sustentáveis e regenerativos, com base em princípios ecológicos. Aplicados ao design do currículo, os princípios da permacultura asseguram a interação entre elementos (assunto, faixas etárias, professor-aluno ou aluno-aluno ou comunidade escolar) e cria soluções individuais adaptadas a estudantes específicos, visando soluções sustentáveis e regenerativas. A implantação do projeto de Permacultura na escola acontecerá através de uma abordagem eco pedagógica interdisciplinar, com ciclos de sessões práticas e teóricas de capacitação e formação ambiental, envolvendo diretamente professores, funcionários e alunos e indiretamente toda a comunidade escolar.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

-analisar as oportunidades e ameaças decorrentes das alterações climáticas a ocorrer no planeta; -conhecer o conceito de Permacultura e seus princípios; -compreender a Permacultura como um recurso pedagógico transversal a todas as áreas do conhecimento; -utilizar a Permacultura como um veículo para o desenvolvimento da aprendizagem seguindo a metodologia de projeto; -desenhar um projeto educativo pluridisciplinar com base num projeto de Permacultura, integrando as aprendisagens essenciais alunos; -desenvolver o projeto com os alunos; -analisar os resultados da aplicação do projeto e reformulação do mesmo.

Conteúdos

-Permacultura: -10:00h • Ética e princípios da Permacultura; • Ciclos da Natureza; • ecossistemas, climas e biogeografia; • princípios de designe em Permacultura; • Técnicas: compostagem, vermicompostagem, jardins, hortas e florestas; biofertilizantes, etc -Pedagogia do projeto pedagógico com recurso à Permacultura: - 05:00h • pedagogia de projeto enquanto metodologia; • organização de um projeto: problematização, síntese e desenvolvimento; • desenvolvimento curricular transversal através da problemática da Permacultura. -Construção de um projeto pedagógico transdisciplinar com recurso à Permacultura: -10:00h • Definição do Tema; • Definição dos Objetivos Específicos • O Projeto Pedagógico e o Projeto Educativo da Escola; • Metodologia; • Atividades; • calendarização; • Monitorização, Avaliação e Disseminação

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base os seguintes critérios: -participação e contributos dos formandos nas sessões de formação; - realização de trabalhos indicados durante as sessões formativas; -trabalho final elaborado e apresentado pelos formandos; -relatório de reflexão crítica sobre o impacte da formação na prática profissional.

Bibliografia

Mollison, Bill (1991).Permaculture: A Designers' Manual .TAGARILEITE, E.; MALPIQUE, M; SANTOS, M. R. (1989). Trabalho de projeto: 1(e II). Aprender por projetos centrados em problemas. Porto: Edições Afrontamento.Morrow, Rosemary(2015) . Permaculture Teaching Matters. BMPI.NASA (2014); http://www.nasa.gov/press/2014/march/nasastatement-onsustainability-study/#.VrW14_nhDIUWright, Morgan (2014)

Formador

Sílvia Barbosa

Marta Paula Fernandes Mota Alves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-03-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
2 13-03-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
3 20-03-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 21:30 4:30 Presencial
4 17-04-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 21:30 4:30 Presencial
5 08-05-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
6 29-05-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
Início: 06-03-2024
Fim: 29-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-120401/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: AE Damião de Goes