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Acompanhamento das Equipas de Desenvolvimento Digital na implementação dos PADDE turma C1

Apresentação

A progressiva integração do digital em contexto educativo tem vindo a permitir inovar e, consequentemente, melhorar o processo de ensino e aprendizagem, com vista à aquisição das competências essenciais para o século XXI. Após a primeira fase de conceção, implementação e avaliação dos Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola [PADDE], os elementos das Equipas de Desenvolvimento Digital [EDD] dos AE/EnA, após a auscultação da comunidade educativa, definiram os seus PADDE, a implementar no próximo biénio. Para que os PADDE constituam uma mais-valia no processo de transição digital das escolas, importa criar mecanismos que permitam às EDD definir estratégias e instrumentos eficazes para a sua implementação. Este curso de formação tem como propósito o acompanhamento das EDD na implementação, acompanhamento, monitorização e avaliação dos PADDE.

Destinatários

Equipas digitais dos AE associados deste CFAE

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Equipas digitais dos AE associados deste CFAE. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Equipas digitais dos AE associados deste CFAE.

Objetivos

Pretende-se apoiar as EDD no desenvolvimento de estratégias de implementação, monitorização e avaliação das ações inscritas nos PADDE, de forma a incrementar o efetivo uso do digital em contexto de ensino e aprendizagem, inovando e melhorando as praticas nos AE/AnE, com vista à melhoria dos resultados dos alunos. Na formação pretende-se que as EDD, com o apoio da Embaixadora Digital [ED], desenvolvam estratégias de implentação, monitorização e avaliação dos PADDE, num processo de mentorias entre escolas, potencializador de mudança organizacional e pedagógica. São objetivos específicos do curso: • refletir sobre processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos que promovam a qualidade do processo educativo; • conceber estratégias para a implementação, monitorização e avaliação dos PADDE.

Conteúdos

Os conteúdos da ação surgem da necessidade de capacitar as EDD para que implementem e monitorizem as ações inscritas nos PADDE, com vista à sua operacionalização. Surgem, ainda, da importância de a Embaixadora Digital acompanhar este processo, apoiando os elementos das EDD na conceção, implementação e avaliação dos PADDE: - Contextualização do Plano de Ação para a Transição Digital - Os PADDE na melhoria do trabalho educativo das escolas; - Exploração do Roteiro de Apoio à Monitorização e Acompanhamento dos PADDE - SELFIE PTK - Assistente de apoio à inovação pedagógica através da utilização de ferramentas certificadas; - Processos de acompanhamento e monitorização da implementação dos PADDE; - Processo de mentorias entre escolas como forma de reflexão conjunta e interajuda na implementação das ações do PADDE; - Estratégias de comunicação do PADDE e das ações implementadas; - Diagnóstico, monitorização e avaliação das ações dos PADDE.

Metodologias

A formação assenta em sessões presenciais de cariz teórico, prático e de debate plenário, nomeadamente as seguintes: - Apresentações teóricas e/ou de exemplos pela formadora, acompanhadas de propostas de reflexão em grupos de trabalho; - Realização de trabalhos pelos formandos (materiais a aplicar no AE/Ena e documentos orientadores elaborados no âmbito do PADDE); - Apresentação, reflexão e debate sobre a aplicação dos materiais produzidos; - Apresentação, reflexão e debate dos documentos elaborados; - Avaliação do trabalho desenvolvido.

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: Os formandos serão classificados numa escala de 1 a 10 valores. Participação (30%). Trabalho escrito e prático individual. (70%)

Bibliografia

Amante, L. (2007). As TIC na escola e no jardim de infância: Motivos e fatores para a sua integração. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, 3, 51-64.Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdfGomes, A. J. Osório, & L. Valente (Orgs.), Actas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2015: Meio Século de TIC na Educação, Half a Century of ICT in Education (pp. 280-294). Universidade do Minho: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação. http://repositorium.sdum.uminho.pt/ handle/1822/35238Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels.Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdfKampylis, P., Punie, Y. & Devine, J. (2015); Promoting Effective Digital-Age Learning - A European Framework for Digitally-Competent Educational Organisations. Disponível: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC98209/jrc98209_r_digcomporg_final.pdf

Formador

António Augusto Ferreira dos Santos

Maria Madalena Leal da Silva Lambéria

Início: 16-02-2024
Fim: 03-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122619/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: AE Damião de Goes