O Teatro como ferramenta pedagógica e didática turma A1
Apresentação
O teatro por si próprio, proporciona em ambiente escolar e dialoga diretamente com questões como, respeito a regras, resolução de problemas, melhora na oratória e escrita, capacidade de imaginar criar e recriar, conceitos primordiais de empatia, respeito somando-se á experiências em todos os níveis intelectuais, físicos e intuitivos para aprendizagem do educando. A importância do teatro na escola é de apropriação pelo educador, como ferramenta que pode ser incorporada com todas as disciplinas do currículo, desde vivenciar um problema de matemática encenando, até um fator histórico possibilitando ver os dois lados da situação proposta, construindo e desconstruindo cenas elaborados pelos próprios educandos ou direcionados pelo educador. Com a sua prática direta na escola, teremos alunos mais participativos, desinibidos e críticos às situações mais diversas colocadas no seu dia a dia e ao longo de sua vida. Desta forma, os professores são convidados a vivenciar e experimentar esta prática em sala de aula, para poder colher os benefícios que o teatro trás ao longo dos séculos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Desenvolver a criatividade; Desenvolver o mecanismo de criação de uma personagem; Conhecer as emoções e as ações do outro; Aprender os princípios básicos do teatro a partir de jogos teatrais de forma divertida e descontraída, desenvolvendo a perda da timidez. Contribuir para o desenvolvimento integral e harmonioso entre jovens e adultos, formando gerações mais conscientes, seguras, conhecedoras e atuantes, num mundo que cada vez mais exige de nós, no enfrentar de grandes desafios. Potenciar o desenvolvimento pessoal dos alunos e as suas capacidades e competências de: comunicação e expressão (nas dimensões verbal e não-verbal) / Sociabilização (comportamento, relacionamento e trabalho em grupo) / Imaginação e criatividade.
Conteúdos
Trabalhar vários exercícios de expressão dramática (individuais e em grupo), a construção de personagens através de exercícios de expressão corporal e vocal, jogos, improvisação, postura, dicção e relação com o próximo. Trabalhar jogos teatrais através de improvisações e supostas brincadeiras. A exposição perante um grupo através de uma personagem. Descobrir a capacidade de ser várias pessoas. Criação de cenas individualmente e em grupo; primeiro a dois, depois a três, depois em grupos maiores. Será feita a gravação de várias cenas apresentadas pelos alunos e colocadas num grupo WhatsApp comum para que tenham noção da sua capacidade e possam usufruir do fruto da sua criatividade. Evoluir a exigência dos exercícios consoante o crescimento e preparação do grupo. Colocar em cena uma pequena peça de teatro.
Metodologias
Serão realizadas 4 sessões presenciais de 3h cada. Nas primeiras 3 sessões presenciais serão trabalhos os sete conteúdos da ação e na última sessão, será efetuada uma pequena peça de teatro.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro ,conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos
Bibliografia
Britto, Sérgio. O palco dos outros.RJRocco, 1983Ensaios de Teatro na Casa de Garrett : Actas das Jornadas Garrett 1999LELLO, Júlia - Virgínia Victorino e a Vocação do Teatro: o Percurso de um Sucesso.2004Conservatório Nacional : 150 anos de ensino do teatro.1988
Formador
Maria Cristina Henriques de Oliveira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-09-2024 (Quinta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 05-09-2024 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 06-09-2024 (Sexta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 06-09-2024 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |