Comunicação Positiva e Prevenção de Conflitos turma A1
Apresentação
Numa época de grande tensão geral e em particular em redor da escola e do ensino, como a que vivemos, torna-se ainda mais necessário preparar e apetrechar os professores para um relacionamento interpessoal mais eficaz, fornecendo-lhes ferramentas para melhor gerirem a relação pedagógica, prevenirem situações de conflito e de tensão desnecessária e promoverem um clima relacional mais positivo com os diferentes actores do contexto educativo. Ferramentas de trabalho como a escuta-activa, a resposta empática ou a assertividade assumem-se como cruciais em qualquer contexto (pela possibilidade de diminuir a tensão e agressividade nas relações) e muito em particular no contexto educativo. Torna-se por demais evidente a necessidade de ajudar os docentes a reflectir sobre as suas próprias práticas e modos de comunicar/relacionar-se, no sentido de identificar formas alternativas e mais eficazes que lhes permitam desempenhar as suas funções de um modo mais tranquilo, mais produtivo e gerador de maior satisfação. Ferramentas estas que serão tão mais eficazes quanto maior for a colaboração e cooperação entre os docentes, numa lógica de trabalho em equipa e de sintonia de intervenção. A formação nas áreas comportamentais ou relacionais, necessita de uma intervenção continuada e de reforço, de forma a possibilitar a (auto)transformação e mudança de padrões de resposta e de relacionamento interpessoal por parte dos formandos, pelo que estes momentos de reflexão e partilha, com recurso à vivência e experienciação de situações, simuladas ou retiradas da vida real, constituem-se como fundamentais no processo de desenvolvimento pessoal e profissional de docentes e educadores.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Adquirir, treinar e reforçar as competências comportamentais que asseguram um melhor desempenho das funções de docência e promovem um clima de trabalho positivo no seio da escola, essencialmente ao nível da comunicação eficaz e da prevenção e gestão de conflitos - quer no relacionamento interpares quer na relação pedagógica e gestão da sala de aula; Treinar e reforçar a comunicação assertivia, a capacidade de escuta activa e a resposta empática, com vista a uma melhor gestão das relações interpessoais em contexto educativo; Identificar estratégias pedagógicas para o desenvolvimento destas competências relacionais nos alunos; Utilizar as técnicas de assertividade para promover um clima de trabalho produtivo, definir regras de relacionamento interpessoal positivo na sala de aula, prevenir a indisciplina e lidar com situações difíceis. Dotar os participantes de um corpo de conhecimentos que lhes permita, por um lado, reconhecer o conflito como parte integrante do desenvolvimento dinâmico da pessoa e do grupo onde se insere e, por outro, de técnicas e estratégias de actuação diversificadas face ao conflito em contexto escolar.
Conteúdos
1. Factores prévios à comunicação e ao relacionamento [ 1 hora síncrona] Percepção do outro (enviesamentos, limitações, projecção, construção de imagens) Processo de categorização O poder das expectativas (o caso específico da educação; o exemplo do efeito Pigmaleão) Barreiras e enviesamentos da comunicação (o peso dos estereótipos e dos preconceitos; ideias falsas que conduzem a acções verdadeiras) 2. Os pilares do relacionamento interpessoal saber escutar o outro / saber colocar-se no lugar do outro [4 horas síncronas e 2 horas assíncronas ] Escuta activa, paráfrase e feedback (o caso específico da relação pedagógica; o poder pedagógico da escuta-activa) Perguntas de clarificação e aprofundamento da comunicação (a pergunta como método formativo) Empatia/ Como entender o ponto de vista do outro (mudança de referencial; combate ao etnocentrismo) Respostas empáticas (como o ir ao encontro do outro pode levar o outro ao nosso encontro) 3. A cola do relacionamento Interpessoal a assertividade [4 horas síncronas e 2 horas assíncronas ] Como ultrapassar as tendências passivas (Saber afirmar-se e exprimir-se; não ter receio de manifestar as suas ideias e opiniões) Como ultrapassar as tendências agressivas (Abertura, honestidade e respeito na comunicação; afirmar-se sem atacar o outro e respeitando-o) Como desenvolver e praticar a atitude Assertiva (mensagens do eu vs. tu; focar o comportamento, não a pessoa; a escolha das palavras; a importância da comunicação não verbal) Técnicas de comunicação assertiva em clima de tensão 4. A assertividade na relação pedagógica [3 horas síncronas e 3 horas assíncronas] A assertividade como forma de definir e manter a disciplina em contexto educativo A comunicação assertiva como prevenção de conflitos e da indisciplina 5. Prevenir para melhor gerir [3 horas síncronas e 3 horas assíncronas] Atitudes que escalam o conflito e atitudes facilitadoras da gestão de conflitos em contexto educativo O conflito em contexto educativo: causas, tipos, estratégias de gestão de conflitos. Abordagem ganha-ganha
Metodologias
Plataformas: Moodle e Zoom Sessões Assíncronas e Sessões Síncronas, Videoconferência, Fóruns, Chats. Diálogo socrático e auto-descoberta de conceitos, comportamentos e técnicas por parte dos formandos, garantindo uma melhor memorização e apropriação / construção dos conteúdos chave. Dinâmicas de grupo, numa perspectiva vivencial, que permite aos formandos sentir e ver a pertinência dos conteúdos programáticos chave aplicados. Simulações e treino comportamental de situações que enfrentam ou podem vir a enfrentar no seu dia-a-dia profissional, de forma a consolidar aprendizagens e facilitar as transferências dos novos comportamentos e competências para a situação real. Análise de casos práticos (situações hipotéticas e situações reais trazidas pelos próprios formandos), de forma a reforçar a capacidade de análise e de reflexão e possibilitar a aquisição de matrizes de intervenção para situações futuras.
Avaliação
A avaliação terá um carácter qualitativo e quantitativo, espelhado numa escala classificativa de 0 a 10 valores, de acordo com o teor da Circular nº3 do CCPFC, de Setembro de 2007. Serão consideradas duas componentes de avaliação: a do trabalho nas sessões síncronas e a do trabalho autónomo realizado nas sessões assíncronas. Os registos de avaliação dos formandos atendem a todos os elementos que traduzam o desempenho do formando, nomeadamente: participação; relacionamento interpessoal e capacidade de partilha; conhecimentos científicos e profissionais evidenciados; trabalhos e atividades realizadas
Bibliografia
CASTANYER, O. (2002). A Assertividade expressão de uma auto-estima saudável. Coimbra: Tenacitas.DEUTSCH, M., & COLEMAN, P. T. (Eds). (2000). The Handbook of Conflict Resolution: Theory and Practice. San Francisco: Jossey Bass. ESTRELA, M.T. (2002). Relação Pedagógica, Disciplina e Indisciplina na Aula. Porto: Porto Editora.JARES, X. R. (2001). Educação e Conflito Guia de Educação para a Convivência. Porto: Edições ASA. FACHADA, M. O. (2006). Psicologia das Relações Interpessoais. Lisboa: Rumo.MOORE, C. W. (1998). O Processo de Mediação - Estratégias Práticas para a Resolução de Conflitos. Porto Alegre: ARTMED.URY, W. (2007). O Poder de um Não Positivo. Lisboa: Livros DHoje/D. Quixote. WATZLAWICK, P., BEAVIN & JACKSON, D. D. (1981). Pragmática da Comunicação Humana. São Paulo: Ed. Cultrix
Formador
José Miguel Oliveira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-10-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 09-10-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 16-10-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 23-10-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Online síncrona |
8 | 04-12-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Online síncrona |