Combate ao discurso de ódio e à discriminação na sua expressão online turma A1
Apresentação
A Internet dá-nos a possibilidade de criar, publicar, distribuir e consumir conteúdos, concedendo-nos, assim, um espaço aberto à participação, e de livre expressão pessoal. Todos podemos participar no ciberespaço, de formas muito diversas, desde o contacto permanente até à partilha de conteúdos e à exploração da nossa capacidade de nos exprimirmos. Este espaço online, dá-nos novas oportunidades, permitindo-nos, por exemplo, juntarmo-nos a outros e aderir a causas com as quais nos identificamos e para as quais queremos dar o nosso contributo. Por outro lado, também podemos ser vítimas, enquanto alvos de abusos e violações dos Direitos Humanos, entre os quais o discurso de ódio, sob diferentes formas, incluindo o Ciberbullying. Por isso, torna-se fundamental capacitar crianças e jovens a tornarem-se agentes de mudança em defesa destes direitos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
- refletir acerca da integração curricular e transversalidade das temáticas relacionadas com a utilização das tecnologias digitais; - debater estratégias de sensibilização, junto dos alunos, no que se refere à importância da Cidadania Digital; - capacitar crianças e jovens a tornarem-se agentes de mudança, ajudando-os a compreender melhor o fenómeno do discurso de ódio online; - disponibilizar ferramentas e promover o uso de estratégias adequadas à prevenção do discurso de ódio online. - criar espaços de reflexão que proporcionem a exploração de recursos e ferramentas; - conceber planos de intervenção que incluam as temáticas relacionadas com o discurso de ódio online, em contexto educativo; - articular as temáticas abordadas com as Orientações Curriculares TIC para o 1.º Ciclo, no domínio da Cidadania Digital, com as Aprendizagens Essenciais da disciplina TIC, no domínio da Cidadania Digital, assim como com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
Conteúdos
Módulo 1: O discurso de ódio (4 horas 3 horas presenciais + 1 hora assíncrona) conceito de discurso de ódio formas de expressão que propagam, incitam e promovem o ódio e a intolerância: análise e discussão Módulo 2: O Movimento Contra o Discurso de ódio (4 horas 2 horas síncronas + 2 horas assíncrona) estratégias de sensibilização junto dos alunos Ferramentas de prevenção do discurso de ódio online Módulo 3: O projeto SELMA (6 horas 3 horas presenciais + 3 horas síncronas) Objetivos do projeto Conceção de planos de intervenção em contexto educativo Módulo 4: Desenvolvimento de projetos de prevenção e combate ao discurso de ódio online nos seus diversos formatos, incluindo o Cyberbullying na escola (6 horas 3 horas síncronas + 3 horas assíncronas) iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet iniciativas do Centro Internet Segura Articulação curricular e transversalidade das temáticas Módulo 5: Avaliação e reflexão final (5 horas 3 horas presenciais + 2 horas assíncronas) Apresentação, partilha e reflexão sobre os resultados obtidos nas escolas, após implementação dos planos de intervenção desenvolvidos.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.
Bibliografia
Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Disponível em: https://apav.pt/apav_v3/index.php/pt/Movimento Contra o Discurso de Ódio. Disponível em: http://www.odionao.com.ptNo Hate Speech Youth Campaign. Disponível em: https://www.coe.int/en/web/no-hate-campaignSeguraNet Navegar em Segurança. Disponível em: http://www.seguranet.ptSelma Hacking Hate. Disponível em: https://hackinghate.eu
Formador
Rui Miguel Morais Nunes Andrade
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-01-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 09-01-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 19:30 | 1:00 | Online assíncrona |
3 | 14-01-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 16-01-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 19:30 | 1:00 | Online assíncrona |
5 | 21-01-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 23-01-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 04-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 06-02-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
9 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online assíncrona |
10 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |