WEIWE(R)BE: o desenvolvimento de literacias com a BE em contexto curricular turma A1
Apresentação
Na atualidade, afigura-se premente robustecer as competências digitais de docentes e discentes, com vista à sua participação plena na sociedade, permitindo a construção do capital digital. Para tal, torna-se importante trabalhar a literacia digital, em particular as dimensões associadas à literacia da informação e à literacia crítica, através da colaboração estreita entre a biblioteca escolar (BE) e a sala de aula. Pretende-se que esta articulação seja sistemática e assente no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa em cenários concretos de aprendizagem, alinhados com as Práticas Educacionais Abertas (PEA) e que permitam implementar, na modalidade de e-learning, um conjunto amplo de princípios-chave, a exemplo dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e dos Direitos de Autor, onde se inscrevem as licenças Creative Commons. Neste trabalho, assume particular relevância a regularidade das práticas partilhadas e a rotina dos processos. Todo o trabalho é alicerçado em documentos estruturantes em vigor, particularmente com as áreas de competência do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e do referencial Aprender com a biblioteca escolar. Em suma, pretende-se a promoção de comportamentos responsáveis na criação e utilização de recursos digitais e ambientes virtuais, apoiando os formandos no diagnóstico, planeamento e execução de cenários inovadores de ensino e aprendizagem, para o desenvolvimento de múltiplas competências.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.
Objetivos
Identificar, no contexto da educação aberta, o papel dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e das Práticas Educacionais Abertas (PEA); Reconhecer e aplicar os critérios subjacentes a uma leitura crítica e ética dos recursos digitais em Ambientes Virtuais, nomeadamente artigos da Wikipédia; Diagnosticar, planear e implementar cenários inovadores de ensino e de aprendizagem, em contexto da BE e curricular, tendo como suporte os pressupostos enquadradores.
Conteúdos
TEMA 1. Projeto WEIWE(R)BE: fundamentos e metodologia - 3 horas a distância síncronas - O papel da Wikiliteracia enquanto promotor do Capital Digital . Capital Digital . WikiLiteracia . Ecossistema Wikimedia - O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) - O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu) TEMA 2. Cenários concretos de aprendizagem: conceitos e práticas no trabalho em contexto - Contextualização - 2 horas a distância síncronas - Definição do tema e da metodologia de pesquisa - 1 hora a distância síncrona e 2 horas a distância assíncronas - Pesquisa e seleção da informação - 4 horas a distância assíncronas - Recursos na web: atualidade, credibilidade, relevância e qualidade da informação - 4 horas a distância assíncronas - Os direitos de autor e os direitos conexos - 2 horas a distância assíncronas - Organização da informação - 3 horas a distância assíncronas TEMA 3. Cenários de aprendizagem com REA: apresentação e debate - Apresentação preliminar - 1 hora a distância assíncrona - Apresentação final e debate (avaliação) - 3 horas a distância síncronas
Metodologias
Este curso em formato e-learning traduz um espaço de ação e reflexão onde, em conjunto, se desenhem e partilhem estratégias para o desenvolvimento de finalidades e competências alinhadas quer com o PASEO, quer com outros referenciais enquadradores. Privilegiar-se-ão estratégias pedagógicas que: promovam uma atitude crítica, ética e reflexiva no acesso a fontes de informação e na análise de conteúdos disponíveis na internet; fomentem o trabalho colaborativo com a BE, na elaboração de trabalhos em diferentes áreas curriculares, a partir de REA; sustentem o desenho e a implementação de cenários de aprendizagem com integração de tecnologias e conteúdos da Web, nomeadamente artigos da Wikipédia.
Avaliação
A avaliação dos formandos será expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10, de acordo com o artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio: - Excelente de 9 a 10 valores; - Muito Bom de 8 a 8,9 valores; - Bom de 6,5 a 7,9 valores; - Regular de 5 a 6,4 valores; - Insuficiente de 1 a 4,9 valores. A avaliação assumirá a natureza de avaliação contínua e terá por base a participação, os contributos e os trabalhos elaborados pelos formandos, incluindo o relatório crítico.
Bibliografia
Cardoso, T. & Pestana, F. (2018). Wikipédia, um recurso educacional aberto? Em Rede-Revista de Educação a Distância, 5 (2), 300-318. http://hdl.handle.net/10400.2/9649Cardoso, T. & Pestana, F. (2024). From Open Education to Wikiliteracy: reframing key concepts in the light of the digital capital. ICETOL 2024 Proceedings 4th International Conference on Educational Technology and Online Learning.Conde, E.; Mendinhos, I. & Correia, P. (Coord.) (2017) (2ª edição, revista e aumentada). Aprender com a biblioteca escolar. Rede de Bibliotecas Escolares.Lucas, M. & Moreira, A. (2018). DigCompEdu - Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. UA Editora. https://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdfMartins, G. (Coord.) (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/Direção Geral da Educação. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
Formador
Ana Carolina Ferreira da Cruz
Maria Ester Mateus Antunes de Figueiredo
Maria Filomena Pestana
Teresa Margarida Loureiro Cardoso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-10-2024 (Terça-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 23-10-2024 (Quarta-feira) | 09:00 - 11:00 | 2:00 | Online assíncrona |
3 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 18:30 | 1:00 | Online síncrona |
4 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 09:30 - 11:30 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 29-11-2024 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online assíncrona |
6 | 20-01-2025 (Segunda-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online assíncrona |
7 | 10-02-2025 (Segunda-feira) | 09:00 - 11:00 | 2:00 | Online assíncrona |
8 | 24-02-2025 (Segunda-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Online assíncrona |
9 | 18-03-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 10:00 | 1:00 | Online assíncrona |
10 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Online síncrona |