
A Educação, a Escola e o Professor - Mudanças pelo 25 de abril de 1974 turma A1
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Conhecer a história da Revolução de 25 de Abril de 1974, através do testemunho direto de protagonistas da revolução. - Compreender as condições sociais, económicas e políticas do país antes, durante e após a revolução e analisar os efeitos da revolução no contexto europeu e mundial. - Estimular o conhecimento e a compreensão dos professores sobre este período, promovendo a reflexão sobre o seu impacto na construção da escola democrática. - Fornecer aos professores recursos adequados para replicarem com os seus alunos experiências da revolução
Conteúdos
1. Apresentação de cronologia sobre o 25 de Abril, os seus antecedentes e o processo revolucionário que se lhe seguiu. 2. Mudanças na educação, na escola e na profissão docente com o 25 de Abril. 3. Testemunho da vivência de um membro fundador do movimento sindical docente.
Formador
Paulo Jorge Pereira Gomes
António Neves Duarte Teodoro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-04-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |