
Metodologia de Trabalho de Projeto Transdisciplinar com Recurso à Permacultura II turma A1
Apresentação
A formação é justificada pelas seguintes razões: ● A necessidade de capacitar professores com conhecimentos teóricos e práticos em permacultura para aplicação no ambiente escolar. ● A carência de práticas pedagógicas que integrem a sustentabilidade e a educação ambiental no currículo escolar. ● A importância de fomentar a criação de jardins e bosques comestíveis como ferramenta de ensino e promoção da consciência ecológica. ● A oportunidade de estimular uma abordagem transdisciplinar no ensino, conectando diferentes áreas do conhecimento a partir de projetos práticos.
Destinatários
Professores dos Grupos 230, 520 e 560
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 520 e 560. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 520 e 560.
Objetivos
1. Desenvolver competências em design permacultural e técnicas aplicáveis à criação de espaços verdes comestíveis. 2. Implementar práticas de sustentabilidade e educação ambiental nas escolas. 3. Fomentar a participação ativa de toda a comunidade escolar em projetos regenerativos. 4. Enriquecer o currículo escolar com abordagens inovadoras e práticas, que promovam a conexão com a natureza e a responsabilidade ambiental.
Conteúdos
Conceitos Básicos de Permacultura: Princípios éticos e fundamentos. Relevância no contexto educativo e ambiental. Educação Ambiental: Sustentabilidade no currículo escolar. Exemplos de boas práticas. Planeamento de jardins e bosques comestíveis. Integração de espécies agrícolas e florestais. Métodos práticos para a organização de espaços escolares. Organização de espaços escolares para cultivo. Escolha de espécies comestíveis adaptadas ao contexto local. Estratégias para a integração de jardins comestíveis no currículo escolar. Técnicas de melhoria e regeneração do solo. Uso sustentável de fertilizantes naturais. Métodos para garantir a saúde do solo a longo prazo.
Metodologias
1. Aulas Teóricas: 10h ○ Ministradas por especialistas, utilizando apresentações, estudos de caso e discussões interativas. ○ Exploração de conceitos básicos e avançados de permacultura e sustentabilidade. 2. Atividades Práticas: 15h ○ Realizadas em áreas de campo, permitindo a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos. ○ Incluem planeamento, plantação, manutenção de espaços verdes e design permacultural.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.
Bibliografia
Mollison, Bill. Permaculture: A Designers' Manual. Tagari Publications, 1988.Holmgren, David. Permaculture: Principles and Pathways Beyond Sustainability. Holmgren Design Services, 2002.Shepard, Mark. Restoration Agriculture: Real-World Permaculture for Farmers. Acres U.S.A., 2013.Ferguson, Rafter Sass; Lovell, Sarah Taylor. Designing Agroecosystems for the Anthropocene. Agroecology and Sustainable Food Systems, 2014.Bane, Peter. The Permaculture Handbook: Garden Farming for Town and Country. New Society Publishers, 2012.
Formador
Sílvia Barbosa
António Augusto Ferreira dos Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 20:00 | 5:00 | Presencial |
2 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 20:00 | 5:00 | Presencial |
3 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 20:00 | 5:00 | Presencial |
4 | 28-05-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 20:00 | 5:00 | Presencial |
5 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 20:00 | 5:00 | Presencial |