
Primeiros Socorros em contexto escolar turma A1
Apresentação
Em função do plano de atividades: A aquisição de conhecimentos elementares de socorrismo pode ajudar a salvar vidas, a diminuir o sofrimento e a evitar possíveis complicações futuras de saúde, dai a importância de se saber atuar numa situação inesperada, seja ela um acidente ou case se trate de uma doença súbita, que requer cuidados ao nível do estado de saúde da vítima. É neste contexto que qualquer não docente deve procurar adquirir as noções fundamentais dos primeiros socorros. Em função dos destinatários: O pessoal não docente deve estar preparado para lidar com qualquer problema, apresentado pelos alunos, no âmbito da saúde.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
Compreender os atributos, prioridades e responsabilidades de um socorrista;Compreender como é organizado e coordenado o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM); Executar de forma autónoma cuidados imediatos e adequados de primeiros socorros;Realizar o exame da vítima (exame primário e exame secundário);Identificar uma situação de paragem cardiorrespiratória e executar as manobras de Suporte Básico de Vida;Responder eficazmente a uma situação súbita (hemorragia, intoxicação, engasgamento, queimaduras, traumatismo crânio-encefálico (TCE), traumatismo vertebro-medular (TVM), ortotraumatologia, convulsão, Diabetes Mellitus, dificuldades respiratórias) permitindo a estabilização da vítima até à chegada dos meios de Emergência Médica.
Conteúdos
•Princípios gerais de socorrismo;Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM);Caixa de Primeiros Socorros;Noções básicas sobre a anatomia e fisiologia do sistema circulatório humano;Noções básicas sobre hemorragias;Noções básicas sobre Diabetes Mellitus;Atuação prática em casos de Diabetes Mellitus (hipoglicémia e hiperglicemia);Noções básicas sobre a anatomia e fisiologia do sistema respiratório humano;Atuação prática em casos de dificuldade respiratória provocada por uma crise asmática;Atuação prática em casos de crise convulsiva, provocada por uma epilepsia, trauma ou hipertermia;Exame Primário da Vítima;Exame Secundário da Vítima;Suporte Básico de Vida (SBV);Noções básicas sobre a pele e suas lesões (feridas e queimaduras);Atuação prática em casos de feridas e queimaduras;Noções básicas de acidentes musculosqueléticos (entorses e fraturas);Atuação prática em casos de Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE), Traumatismo Vertebro-Medular (TVM) e Ortotraumatologia; Estabilização em vários cenários de trauma.
Metodologias
Sessões presenciais teóricas e práticas.
Avaliação
Avaliação qualitativa e quantitativa.
Modelo
Ponderação participação: 40 Ponderação assiduidade: 40 Ponderação testes/trabalhos escritos: 20
Formador
Vera Isabel Cordeiro Maximiano Custódio
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-04-2025 (Segunda-feira) | 09:00 - 13:15 | 4:15 | Presencial |
2 | 14-04-2025 (Segunda-feira) | 14:00 - 17:15 | 3:15 | Presencial |
3 | 15-04-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 13:15 | 4:15 | Presencial |
4 | 15-04-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 17:15 | 3:15 | Presencial |