III.ª JORNADAS PEDAGÓGICAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ABRIGADA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, LABORATÓRIOS LED, AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL turma A1
Apresentação
O advento exponencial da Inteligência Artificial nas nossas vidas traz impactos diretos e indiretos nas nossas vidas, nomeadamente, no contexto educativo. Existe um grande potencial para aprender e criar com a Inteligência Artificial, pelo que há que capacitar o corpo docente para esta nova realidade. Por outro lado, é necessário refletir sobre um dos desígnios do AE, a saber, a Avaliação Pedagógica e Medida 2 do PAE, de supervisão pedagógica, Interação, na partilha e consolidação de práticas pedagógicas e avaliativas formadoras e significativas para os alunos. É necessário também consolidar as práticas pedagógicas centradas na exploração do ambiente natural circundante, através de projetos locais e regionais, em linha com as temáticas e objetivos do Clube de Ciência Viva +.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Identificar as oportunidades e desafios da IA na construção de conteúdos Descrever as ferramentas e plataformas de IA para criação de conteúdos. Analisar as implicações da IA para o futuro da criação de conteúdos. Conhecer as potencialidades pedagógicas dos equipamentos LED; Capacitar docentes para o aproveitamento das potencialidades do território do Geoparque Oeste para o ensino de diferentes disciplinas, com destaque para a Geologia, Biologia e História. Dar a conhecer o território do Geoparque Oeste e o conceito dos Geoparque Mundiais da UNESCO; Compreender a evolução geológica do território e as características das suas rochas e a sua riqueza paleontológica. Abordar as paisagens do Oeste, integrando os aspetos geológicos, biológicos e históricos. Discutir estratégias de valorização didática das visitas de campo a realizar no território, com exemplos concretos.
Conteúdos
A Inteligência Artificial em contexto educativo; Identificação de oportunidades para implementação de IA; Boas práticas pedagógicas e avaliativas; Utilização dos LED em contexto educativo; Diversidade geológica, biológica e cultural do Oeste, ao serviço da educação O Geoparque Oeste e os Geoparques Mundiais da UNESCO A Geologia do Geoparque Oeste e a sua relação com outros patrimónios Programas Educativos no Geoparque Oeste Construção de um programa educativo no âmbito do Geoparque Oeste
Metodologias
O curso irá organizar-se em pequenos workshops, com temáticas diferentes, sendo cada um deles da responsabilidade dos formadores com acreditação para o efeito. O curso irá organizar-se em workshops, sendo cada um deles da responsabilidade dos formadores com acreditação para o efeito, com as seguintes temáticas: Dia 8/07 Workshops práticos rotativos: a) Robótica Educativa; b) Ferramentas e plataformas de Inteligência Artificial; c) Estratégias para a Aprendizagem Ativa ; d) Equipamentos e recursos dos Laboratórios de Educação Digital (5h).Dia 10/07- Apresentação teórica e workshops práticos (5h) Dia 11/07- Sessão de apresentação de boas práticas pedagógicas no âmbito da avaliação pedagógica, PAE e PADDE (5h).
Avaliação
A avaliação dos formandos será realizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores, de acordo com o teor da Circular n.º 3 do CCPFC, de setembro de 2007. A avaliação será feita com base na respetiva frequência e na ponderação do trabalho individual/grupo realizado após a frequência dos workshops, assim como do conteúdo do Relatório Final.
Bibliografia
Catana M.; Rocha D.; Brilha J..Pacheco, João; Brilha J..Fernandes, D. (2021). Rubricas de Avaliação. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME, 2017 - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Aprendizagens Essenciais. Lisboa: ME, 2018OECD (2019). Artificial Intelligence in Education: Promises and Implications for Teaching and Learning. OECD Publishing.
Formador
Luís Mário Paulo Martins
Cidália Maria da Silva Arsénio Marques
José Manuel Travessa Morais Nunes
Bruno Miguel Claro Pereira
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Presencial |
| 2 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
| 3 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
| 4 | 11-07-2025 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |