367

A Aprendizagem Ativa e a Inteligência Artificial no Ensino da Educação Física turma A1

Apresentação

O Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais em Educação Física (EF) são duas das principais referências curriculares para o Ensino na EF, emergindo aqui uma consequente necessidade de capacitar os professores de EF na criação de cenários inovadores de ensino e aprendizagem, para uma eficaz utilização destas referências. A aprendizagem ativa é um conceito abrangente que se refere a um método de ensino centrado no estudante, guiado pelo professor através de um conjunto de atividades propostas (Prince, 2004), levando-os também a refletir sobre ideias chave e a forma como estão a ser usadas (Michael, 2006). A Inteligência Artificial está cada vez mais presente nas nossas vidas, sendo uma componente fundamental da sociedade atual. O curso aborda a integração da tecnologia num ambiente educativo centrado no aluno, utilizando especificamente a inteligência artificial, para melhorar o ensino e a aprendizagem da educação física nas três áreas de extensão da Educação Física, procurando utilizar estratégias que envolvam os alunos e que os mobilizam e responsabilizem pela sua própria aprendizagem. Assim, pretende-se capacitar os formandos no desenvolvimento de ambientes educativos aliciantes, que privilegiem a ação do aluno na sua construção do conhecimento, promovendo o seu envolvimento e o desenvolvimento de competências diferenciadas que permitam complementar/aprofundar os seus conhecimentos e competências na disciplina de educação física.

Destinatários

Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.

Objetivos

● Compreender e aplicar os princípios de aprendizagem ativa aplicadas à aula de EF; ● Conhecer métodos, estratégias e recursos para a integração de abordagens de aprendizagem ativa na aula de EF; ● Conhecer e utilizar diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras) explorando novas possibilidades de aplicação pedagógica na disciplina de EF; ● Planificação de propostas de atividades de aprendizagem ativa para utilização no ensino da educação física nas 3 áreas de extensão da EF; ● Discutir sobre a aplicação destas práticas com recurso à IA em contexto escolar refletindo sobre os desafios e oportunidades que representam.

Conteúdos

Os conteúdos da Ação de formação encontram-se organizados da seguinte forma: Módulo 1 - Aprendizagem Ativa (3 horas presenciais) • Conceito de aprendizagem ativa • Exemplos de ambientes de aprendizagem centrados no aluno • Métodos e Estratégias de aprendizagem ativa e a sua articulação com a EF Módulo 2 - Aplicações Generativas suportadas por IA (3 horas presenciais) • O que são aplicações generativas suportadas por IA? • Exemplos de aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, • música, vídeo, outras). • Exploração de ferramentas IA generativas em contexto educativo. Módulo 3 - Ensino da Educação Física (3 horas síncronas) • Finalidades • Princípios de orientação curricular • Objetivos • As três áreas de extensão da EF • A avaliação em EF • Métodos e Estratégias de aprendizagem ativa no ensino da EF Módulo 4 - Plataforma FITEscola (3 horas síncronas) • Área do Professor • Área do Aluno • Aplicação (App) • Utilização de ferramentas IA generativas na análise dos resultados dos alunos • Utilização de ferramentas IA generativas na aula de EF Módulo 5 - Organização de atividades de aprendizagem ativa, utilizando IA, para a sala de aula (6 horas síncronas – 3h + 3h) • Nas Atividades Físicas • Na aptidão Física • Nos conhecimentos Módulo 6 – Organização de atividades de avaliação em EF com recurso às ferramentas IA generativas (3h síncronas) • Nas Atividades Físicas • Na aptidão Física • Nos conhecimentos Módulo 7 - Apresentação, discussão e reflexão sobre as propostas de atividades (4 horas presenciais) • Apresentação dos produtos obtidos • Discussão (desafios e oportunidades) e reflexão

Metodologias

O Curso irá decorrer na modalidade de B-Learning com as duas primeiras e última sessões em regime presencial (10 horas) e as restantes síncronas (15 horas). Nas sessões síncronas o formador recorrerá à plataforma Moodle ou Teams para a apresentação dos conteúdos, exemplificação e/ou demonstração das aplicações a abordar, discussão, colaboração, reflexão e partilha com os formandos. Será ainda utilizada a plataforma MOODLE para disponibilizar os conteúdos, recursos e propostas de trabalho de cada sessão para consulta, ou submissão dos produtos, por parte dos formandos. Existirá sempre espaço para análise e apresentação do contraditório relativamente aos trabalhos produzidos e apresentados. De uma forma geral, pretende-se que os formandos desenvolvam um trabalho colaborativo e cooperativo, com o devido enquadramento teórico, em torno da construção de projetos e de materiais para a respetiva implementação em contexto real de aprendizagem nas aulas de EF.

Avaliação

De acordo com o artigo 4.º, do Despacho n.º 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2.ª Série, N.º 87, de 6 de Maio, nos termos dos seus números 5 e 6, a avaliação a atribuir aos/às formandos/as é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, tendo como referente as seguintes menções: ● Excelente — de 9 a 10 valores; ● Muito Bom — de 8 a 8,9 valores; ● Bom — de 6,5 a 7,9 valores; ● Regular — de 5 a 6,4 valores; ● Insuficiente — de 1 a 4,9 valores. A Avaliação das Aprendizagens desenvolvidas pelos formandos terá por base a participação/contributos, 1 trabalho de grupo e 1 trabalho final elaborado pelos formandos: ○ 1 Trabalho Individual - 30 pontos ○ 1 Trabalho de Grupo - 20 pontos ○ Avaliação da Participação (processos de autoavaliação e avaliação interpares com referência ao trabalho desenvolvido e com o objetivo de contribuir para uma discussão construtiva acerca das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos) - 30 pontos; ○ Relatório de reflexão crítica – 20 pontos.

Bibliografia

Artificial Intelligence and Education, A critical view through the lens of human rights, democracy and the rule of law, Council of Europe: https://rm.coe.int/prems-092922-g-br-2517-ai-and-education-txt-16x24-web/1680a956e3Hirota, F. (2023). CHAT GPT e Inteligência Artificial - Aplicações na era digital, ACTUAL EditoraKoekoeh, J., Dokman, I. & Walinga, W. (2023). Game-based pedagogy in physical education and sports: Designing rich learning environments. RoutledgePlataforma FITEscola https://fitescola.dge.mec.pt/home.aspx

Formador

António Manuel Moreno Quaresma

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-04-2026 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 22-04-2026 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 29-04-2026 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 06-05-2026 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
5 13-05-2026 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
6 20-05-2026 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
7 27-05-2026 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
8 03-06-2026 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
Início: 15-04-2026
Fim: 03-06-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136823/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: AE Damião de Goes - b-learning