A Aprendizagem Ativa e a Inteligência Artificial no Ensino da Educação Física turma A1
Apresentação
O Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais em Educação Física (EF) são duas das principais referências curriculares para o Ensino na EF, emergindo aqui uma consequente necessidade de capacitar os professores de EF na criação de cenários inovadores de ensino e aprendizagem, para uma eficaz utilização destas referências. A aprendizagem ativa é um conceito abrangente que se refere a um método de ensino centrado no estudante, guiado pelo professor através de um conjunto de atividades propostas (Prince, 2004), levando-os também a refletir sobre ideias chave e a forma como estão a ser usadas (Michael, 2006). A Inteligência Artificial está cada vez mais presente nas nossas vidas, sendo uma componente fundamental da sociedade atual. O curso aborda a integração da tecnologia num ambiente educativo centrado no aluno, utilizando especificamente a inteligência artificial, para melhorar o ensino e a aprendizagem da educação física nas três áreas de extensão da Educação Física, procurando utilizar estratégias que envolvam os alunos e que os mobilizam e responsabilizem pela sua própria aprendizagem. Assim, pretende-se capacitar os formandos no desenvolvimento de ambientes educativos aliciantes, que privilegiem a ação do aluno na sua construção do conhecimento, promovendo o seu envolvimento e o desenvolvimento de competências diferenciadas que permitam complementar/aprofundar os seus conhecimentos e competências na disciplina de educação física.
Destinatários
Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.
Objetivos
● Compreender e aplicar os princípios de aprendizagem ativa aplicadas à aula de EF; ● Conhecer métodos, estratégias e recursos para a integração de abordagens de aprendizagem ativa na aula de EF; ● Conhecer e utilizar diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras) explorando novas possibilidades de aplicação pedagógica na disciplina de EF; ● Planificação de propostas de atividades de aprendizagem ativa para utilização no ensino da educação física nas 3 áreas de extensão da EF; ● Discutir sobre a aplicação destas práticas com recurso à IA em contexto escolar refletindo sobre os desafios e oportunidades que representam.
Conteúdos
Os conteúdos da Ação de formação encontram-se organizados da seguinte forma: Módulo 1 - Aprendizagem Ativa (3 horas presenciais) Conceito de aprendizagem ativa Exemplos de ambientes de aprendizagem centrados no aluno Métodos e Estratégias de aprendizagem ativa e a sua articulação com a EF Módulo 2 - Aplicações Generativas suportadas por IA (3 horas presenciais) O que são aplicações generativas suportadas por IA? Exemplos de aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras). Exploração de ferramentas IA generativas em contexto educativo. Módulo 3 - Ensino da Educação Física (3 horas síncronas) Finalidades Princípios de orientação curricular Objetivos As três áreas de extensão da EF A avaliação em EF Métodos e Estratégias de aprendizagem ativa no ensino da EF Módulo 4 - Plataforma FITEscola (3 horas síncronas) Área do Professor Área do Aluno Aplicação (App) Utilização de ferramentas IA generativas na análise dos resultados dos alunos Utilização de ferramentas IA generativas na aula de EF Módulo 5 - Organização de atividades de aprendizagem ativa, utilizando IA, para a sala de aula (6 horas síncronas 3h + 3h) Nas Atividades Físicas Na aptidão Física Nos conhecimentos Módulo 6 Organização de atividades de avaliação em EF com recurso às ferramentas IA generativas (3h síncronas) Nas Atividades Físicas Na aptidão Física Nos conhecimentos Módulo 7 - Apresentação, discussão e reflexão sobre as propostas de atividades (4 horas presenciais) Apresentação dos produtos obtidos Discussão (desafios e oportunidades) e reflexão
Metodologias
O Curso irá decorrer na modalidade de B-Learning com as duas primeiras e última sessões em regime presencial (10 horas) e as restantes síncronas (15 horas). Nas sessões síncronas o formador recorrerá à plataforma Moodle ou Teams para a apresentação dos conteúdos, exemplificação e/ou demonstração das aplicações a abordar, discussão, colaboração, reflexão e partilha com os formandos. Será ainda utilizada a plataforma MOODLE para disponibilizar os conteúdos, recursos e propostas de trabalho de cada sessão para consulta, ou submissão dos produtos, por parte dos formandos. Existirá sempre espaço para análise e apresentação do contraditório relativamente aos trabalhos produzidos e apresentados. De uma forma geral, pretende-se que os formandos desenvolvam um trabalho colaborativo e cooperativo, com o devido enquadramento teórico, em torno da construção de projetos e de materiais para a respetiva implementação em contexto real de aprendizagem nas aulas de EF.
Avaliação
De acordo com o artigo 4.º, do Despacho n.º 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2.ª Série, N.º 87, de 6 de Maio, nos termos dos seus números 5 e 6, a avaliação a atribuir aos/às formandos/as é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, tendo como referente as seguintes menções: ● Excelente de 9 a 10 valores; ● Muito Bom de 8 a 8,9 valores; ● Bom de 6,5 a 7,9 valores; ● Regular de 5 a 6,4 valores; ● Insuficiente de 1 a 4,9 valores. A Avaliação das Aprendizagens desenvolvidas pelos formandos terá por base a participação/contributos, 1 trabalho de grupo e 1 trabalho final elaborado pelos formandos: ○ 1 Trabalho Individual - 30 pontos ○ 1 Trabalho de Grupo - 20 pontos ○ Avaliação da Participação (processos de autoavaliação e avaliação interpares com referência ao trabalho desenvolvido e com o objetivo de contribuir para uma discussão construtiva acerca das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos) - 30 pontos; ○ Relatório de reflexão crítica 20 pontos.
Bibliografia
Artificial Intelligence and Education, A critical view through the lens of human rights, democracy and the rule of law, Council of Europe: https://rm.coe.int/prems-092922-g-br-2517-ai-and-education-txt-16x24-web/1680a956e3Hirota, F. (2023). CHAT GPT e Inteligência Artificial - Aplicações na era digital, ACTUAL EditoraKoekoeh, J., Dokman, I. & Walinga, W. (2023). Game-based pedagogy in physical education and sports: Designing rich learning environments. RoutledgePlataforma FITEscola https://fitescola.dge.mec.pt/home.aspx
Formador
António Manuel Moreno Quaresma
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 15-04-2026 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 22-04-2026 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 29-04-2026 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 4 | 06-05-2026 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 5 | 13-05-2026 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 6 | 20-05-2026 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 7 | 27-05-2026 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 8 | 03-06-2026 (Quarta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |