Cenários de Aprendizagem com Programação e Robótica : Integração curricular numa abordagem interdisciplinar turma A1
Apresentação
Nos últimos anos, a integração de tecnologias educativas tem-se tornado uma prioridade no sistema educativo português, com a implementação de Laboratórios de Educação Digital (LED) como instrumentos de inovação pedagógica. Estes são espaços inovadores que promovem o suporte à aprendizagem através de recursos e equipamentos tecnológicos, aplicáveis em todas as disciplinas do currículo, promovendo o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória Uma das componentes dos LED, inclui recursos essenciais na área da programação e robótica, para o desenvolvimento de competências digitais e tecnológicas dos alunos. A presente formação permite que os docentes se familiarizem com equipamentos como: Microbit, Arduino, Raspberry Pi e Lego Spike, utilizando-os para criar cenários de aprendizagem interdisciplinares que alinham as áreas disciplinares do currículo do ensino básico com as competências do século XXI, como a resolução de problemas, o pensamento crítico, colaboração e criatividade. Além das STEM, a formação incentiva a aplicação dos dispositivos tecnológicos em disciplinas como Português, História, Geografia, Educação Visual, Música, entre outras, criando uma abordagem integradora e inclusiva. A prática pedagógica centrada nestas tecnologias permite um ensino mais ativo e contextualizado, alinhado com os objetivos do Plano de Ação para a Transição Digital e com os laboratórios LED.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
1. Desenvolver estratégias de gestão curricular que fomentem a intencionalidade pedagógica e a adequação ao perfil dos alunos, 2. Promover uma aprendizagem significativa e contextualizada, através de projetos práticos e interdisciplinares que envolvam diversas áreas disciplinares, como Matemática, Ciências Naturais, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Português, Educação Visual, História, Música, línguas estrangeiras entre outras. 3. Capacitar os professores para desenhar, implementar e avaliar cenários de aprendizagem alinhados com o Plano de Transformação Digital e as aprendizagens essenciais, respondendo às necessidades específicas dos alunos do ensino básico. 4. Compreender a importância de potenciar a utilização dos espaços de aprendizagem flexíveis quando se pensa, implementa e avalia a ação educativa.
Conteúdos
Os conteúdos a abordar desenvolvem-se de acordo com os seguintes módulos: Módulo 1: Introdução à Programação e Robótica no Contexto Escolar Apresentação e introdução aos conteúdos da formação, bem como dos critérios de avaliação (3 horas presenciais); Módulo 2: Criação e Implementação de Projetos Interdisciplinares com recurso ao Microbit (4 horas presenciais); Módulo 3: Criação e Implementação de Projetos Interdisciplinares com Arduino e Raspberry Pi (5 horas presenciais); Módulo 4: Robótica Criativa com Lego Spike (4 horas presenciais) Módulo 5: Planeamento de Cenários Interdisciplinares com Ligação a Diversas Áreas Curriculares (6 horas assíncronas) Módulo 6: Avaliação, Partilha e Reflexão Final (3 horas presenciais) Apresentação dos cenários desenvolvidos pelos participantes e aplicados em contexto de sala de aula. Partilha de experiências e boas práticas entre os participantes. Reflexão sobre os desafios e oportunidades do uso de programação e robótica no currículo escolar.
Metodologias
Presencial: As sessões serão teórico/práticas, realizadas em regime presencial, com um momento assíncrono de acompanhamento à construção dos cenários de aprendizagem. Ao longo da oficina procurar-se-á refletir sobre os desafios e oportunidades associados à integração da programação, do pensamento computacional e da robótica no desenvolvimento curricular. As sessões terão carácter predominantemente prático, com momentos expositivos/demonstrativos. Pretende-se uma metodologia de aprendizagem por execução de tarefas. As atividades integradoras serão desenvolvidas com a preocupação de manter ligação com os contextos profissionais dos formandos. Trabalho Autónomo: O trabalho autónomo tem como finalidade a realização das tarefas propostas para consolidar o conhecimento associado à programação e robótica e, simultaneamente, à preparação de um conjunto de materiais pedagógicos para aplicar em sala de aula, que servirá como trabalho final de reflexão coletiva. A componente de trabalho autónomo é destinada a atividades individuais, experimentação em contexto, e reflexão individual, que os formandos partilharão/discutirão com os restantes formandos e formador na sessão presencial final, criando-se assim momentos de partilha e reflexão conjunta, promotores das melhorias pedagógicas pretendidas com esta formação.
Avaliação
Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: Participação nas sessões (10%) Realização das tarefas ao longo da formação (30%) Qualidade dos cenários de aprendizagem desenvolvidos e aplicados (60%)
Bibliografia
BBC Microbit Education Foundation. Getting Started with Microbit Projects. Disponível em: https://microbit.orgArduino Education. Resources for Schools. Disponível em: https://www.arduino.cc/educationRaspberry Pi Foundation. Projects and Resources. Disponível em: https://projects.raspberrypi.orgLEGO Education. SPIKE Prime Resources. Disponível em: https://education.lego.comDireção-Geral da Educação. Laboratórios de Educação Digital. Disponível em: https://led.dge.medu.pt
Formador
Cidália Maria da Silva Arsénio Marques
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 26-11-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 04-12-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
| 3 | 09-12-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
| 4 | 06-01-2026 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
| 5 | 13-01-2026 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
| 6 | 15-01-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
| 7 | 20-01-2026 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
| 8 | 29-01-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
| 9 | 05-02-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 10 | 17-02-2026 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |